Minha opinião é que 99,9% dos acidentes são evitáveis e sempre causa polêmica em meus cursos de Direção Defensiva ou palestras sobre o assunto. Explico minha opinião:
As estatísticas dizem que 4% dos acidentes são causados por falhas mecânicas e 6% são causados por má condição das vias sendo os 90% restantes causados por falhas humanas; mas vamos refletir sobre isso.
Os 4% de falhas mecânicas são em virtude de falta de freio, pneus carecas, folga na direção e tantos outros; mas gostaria de saber de quem é a responsabilidade da manutenção do veículo?
Os veículos são objetos e não tem vida própria e não se consertam por si próprio quando necessário; então com certeza a culpa é de um ser humano aumentando de 90% para 94% sendo por falha humana as causas de acidentes.
Vamos continuar o raciocínio em vamos analisar os 6% relacionados com as condições das vias segundo as estatísticas; como já mencionei sobre os carros as vias também não tem vida própria e não se consertam ou se adaptam conforme as necessidades humanas e precisam de um ser humano para tal feito. Por exemplo, quando se formam os terríveis buracos na via pode e geralmente são devido ao desgaste natural e de uso da mesma e pela ação do tempo, mas como foram construídas essas vias e rodovias?
Será que os engenheiros responsáveis usaram o material adequado e que resiste a tais condições de uso e do tempo? Quando começam se formar novos buracos de quem é o dever de consertar? Sem falar nas curvas, declives e aclives mal feitos; esquinas mal projetadas; falta de sinalização e tudo mais o que seja relacionado a as estatísticas de 6% das causas de acidentes estarem relacionadas com as más condições das vias.
Sempre foi e sempre será responsabilidade de um ser humano, quer seja o engenheiro que não fez direito seu papel; quer seja o governo que não libera ou não usa a verba que seria destinada para tal fim para consertar tais vias e rodovias; quer seja o mecânico ou borracheiro que não fez seu trabalho de manutenção como deveria; quer seja o proprietário do veículo que não faz a manutenção correta do seu veículo; enfim, no final sempre tem um ser humano que deixou de fazer seu papel que acaba levando as conclusões de que a culpa é do veículo ou da via.
E somando os 6% das más condições das vias teremos 100% de acidentes causados por falhas humanas; mas não quero ser tão radical, pois na minha humilde opinião só 99,9% dos acidentes são causados por falhas humanas e 00,1% pode ser causado por uma intempérie da natureza como, por exemplo, um raio cair na cabeça do condutor do veículo e pode causar um acidente!
Vai saber, pois o nosso tempo este tão louco; embora que eu ache que também é culpa de um ser humano o tal raio, pois estamos acabando com a nossa rica e tão necessária natureza.
Sim, são aqueles provocados por força da Natureza.
ResponderExcluirmeu professor ficou bravo por eu dizer a ele q acidentes provenientes da natureza poderiam se inevitáveis e pro sugerir que uma crise convulsiva também torna um acidente inevitável, sendo que existe a possibilidade de pessoa se ter ao menos uma crise convulsiva na vida de origem desconhecida, ou seja, não proveniente de doença. Então, na minha opinião e de acordo com pesquisas, existem acidentes inevitáveis provenientes da natureza ou de crise convulsiva.
ResponderExcluirPriscila!
ResponderExcluirOs acidentes inevitáveis são aqueles provocados por força da Natureza. Seu professor tem razão. Imagine uma cidade alagada por força de uma forte chuva onde muitas pessoas sofrem com essa situação e não podem fazer nada para sobreviver. Então, isso foi um acidente inevitával.
Os acidentes provocados por falta de responsabilidade humana é um acidente evitável. Por exemplo, um acidente de trânsito pode ser considerado como evitável. Basta que o ser humano tenha conhecimento das leis e suas normas, além da habilidade ao dirigir um veículo de duas ou mais rodas.
Você entendeu?
bjs