sábado, 16 de maio de 2009

CICLISTAS - SUA SEGURANÇA

Boa parte dos acidentes envolvendo ciclistas é causada por falha mecânica ou falta de manutenção, devido a negligência ou falta de conhecimento do proprietário. Mantenha sempre sua bicicleta em ordem.
Regra Zero: Acostume-se com o que é bom! Dá prazer e não dá trabalho.
Regra sem número: bicicleta sem qualidade é ruim e será sempre ruim. Desapareça com ela! Não tem jeito. Lixo!
Para quem não quer entender de segurança mecânica:
1. Quanto melhor a bicicleta, menor a dor de cabeça
2. Agende a manutenção periódica
3. Bicicleta boa não faz barulho
4. Bicicleta boa é solta, gostosa de pedalar
5. Bicicleta boa roda em linha reta
6. A bicicleta está estranha? Vá até a bicicletaria
7. Aliás, é sempre aconselhável passar de vez em quando na bicicletaria para verificar se está tudo em ordem.
Do que não dá para escapar:
1. Calibrar os pneus: a pressão recomendada está escrita na lateral do pneu. Evite usar a pressão máxima. Se preferir o pneu bem cheio calibre com 10% a menos da pressão máxima.
2. Se o bico da câmara estiver torto e/ou para dentro do aro, vá até a bicicletaria, antes que o aro corte o bico e você fique na rua. Ele tem que estar a 90 graus do aro.
3. Lubrificar a corrente quando ela começar a ficar barulhenta, colocando uma gota de óleo em cada elo da corrente. Em seguida, gire o pé de vela para trás lentamente, para não espirrar óleo no aro e fazê--lo penetrar nas partes internas da corrente. Dê preferência para lubrificar a corrente pelo menos 24 horas antes de sair pedalando. Ao girar o pé de vela para trás, cheque se não tem nenhum elo da corrente preso ou travado. Retire o excesso de óleo com um pano limpo, girando o pedal para trás e segurando o pano próximo da roldana inferior do câmbio traseiro.
4. Limpar a bicicleta com pano úmido de água ou umedecido com óleo diesel. Evite jatos de água e detergente. Se a bicicleta estiver cheia de areia ou barro, deixe secar e faça uma primeira limpeza com um pincel ou escova para tirar o excesso.
Fonte: Escola de bicicleta - cap. 18 Segurança Mecânica

Nenhum comentário:

Postar um comentário