sexta-feira, 15 de maio de 2009

A idade e o Trânsito

Pessoal, espero que vocês gostem da nossa iniciativa em criar o Blog Trânsito e Cia. Unimos conhecimentos e experiência de vários anos para tratar de temas interessantes e até polêmicos. Há algum tempo acompanho as notícias que saem nos principais jornais do Brasil sobre o trânsito, por este motivo postar artigos sobre a Educação para o Trânsito sempre foi um sonho que agora tento levá-lo adiante.
Hoje começo falando sobre o limite máximo de idade para dirigir. Será que existe uma idade certa para “parar de dirigir”? O Código de Trânsito Brasileiro - CTB não apresenta esse limite, apenas diz que a partir de 65 anos as pessoas devem renovar a Carteira Nacional de Habilitação - CNH de três em três anos ou em menos tempo conforme recomendação médica. Devemos observar, nesses casos, os sentidos como audição e visão, para que os idosos não coloquem sua vida em risco e nem a de outros usuários do trânsito.
O importante de tudo isso, apesar de todas as “limitações” não são os idosos os “inimigos” da segurança no trânsito, mas são os jovens, que na flor da idade, se arriscam, abusam da velocidade e do álcool uma das principais causas de acidentes e ainda acham que são de ferro, que nada vai acontecer com eles.
O que fazer para mudar esta realidade? Como sensibilizá-los de que a vida é preciosa e que é necessário fazer mudança de comportamento? Considerar de que a Educação para o Trânsito será o melhor caminho, porém ela tem que começar desde cedo, na escola! Quem sabe dessa forma, no futuro tenhamos jovens mais conscientes no trânsito e menos mortes nas ruas.
Autor: Rosa Costa - é formada em Letras pela UFPA, Pós graduada pela UFRJ, técnica em Trânsito pelo CEFET/PA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário