segunda-feira, 4 de maio de 2009

O Desafio da Educação de Trânsito na Formação do Condutor

O Desafio da Educação de Trânsito na Formação do Condutor
Sexta-feira, 27/Abril/2007
Outro dia, li a seguinte frase: “A obediência é o consentimento da razão”. Esta assertiva, apesar de curta, é repleta de sabedoria. Em outras palavras, ela expressa que a desobediência ocorre no instante em que as razões oferecidas para que as pessoas se comportem corretamente não são suficientes. Por exemplo, quando um motorista diz odiar os radares de trânsito e pede aos amigos sugestões para burlar este tipo de fiscalização, muito provavelmente, o que está implícito é que a justificativa dada pelas autoridades de trânsito, por exemplo, que a fiscalização eletrônica contribui para a redução dos riscos de atropelamento, não é suficiente para esta pessoa. Ao contrário, as razões para transgredir parecem ser bem mais fortes.
Mas, a educação de trânsito não tem procurado esclarecer nossos condutores? Bem, o nosso modelo de educação atual parece estar muito mais centrado nos aspectos de descrição e memorização das normas de circulação, do que na reflexão e compreensão dos significados delas ou no porquê delas existirem. Para uma rápida constatação disso, basta pensar, caro leitor, em suas próprias aulas na auto-escola. Quanto tempo gasto decorando placas de trânsito, principalmente aquela do “triângulo de cabeça para baixo”… Ou, ainda, memorizando aquelas regrinhas sobre quem tem a preferência numa rotatória, nos cruzamentos não sinalizados… etc. Apesar de importantes, a forma como são “jogados” estes conteúdos podem não fazer sentido para os alunos, que saem com a sensação de que têm simplesmente que obedecer o que lhes foi imposto e ponto final. Talvez, seja por isso que a desobediência à lei é massiva.
Será, então, que o nosso modelo de educação de trânsito não está oferecendo subsídios, razões ou justificativas suficientes para que os nossos condutores possam obedecer às leis? Vejamos alguns exemplos práticos retirados do Orkut, a rede de relacionamentos mais usada pelos brasileiros, para analisar melhor a questão. São trechos literais de descrições de comunidades que discutem o tema trânsito; algumas delas estão entre as maiores, em termos de número de participantes:
Eu Odeio Radares de Trânsito (34.715 membros). Se você já tomou uma multa de excesso de velocidade fotografada por um radar… Se você odeia a fiscalização eletronica… Junte se a nós e diga suas idéias para evitar as multas…
Eu odeio as Lesmas do Trânsito (15.763). Se você odeia aquelas pessoas que trafegam lentamente na pista da esquerda. Aqueles motoristas espaçosos que ocupam mais de uma pista. Aqueles manés que demoram pra andar quando acende a luz verde no semáforo. Enfim se você odeia todos aqueles ignorantes que atravancam o transito aqui é o seu espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário