segunda-feira, 4 de maio de 2009

ANDANDO NA LINHA

A Resolução 294/2008 determina que, para usar farol de xênon, os carros devem contar com um sistema de regulagem da altura da luz e também com limpadores de farol. Se o seu não veio de fábrica com esses equipamentos, veja o que fazer:
> Peça autorização do Detran para fazer a modificação
> De posse da autorização, vá a uma oficina, lembrando-se sempre de entrar em contato com o fabricante para saber as especificações do veículo
> Leve o carro modificado para uma inspeção em uma instituição técnica licenciada. Se as modificações foram aprovadas, você receberá
um certificado de segurança veicular
> Entregue o certificado no Detran, que incluirá as novas informações no documento do veículo.
Um alerta a mais
Se o carro da frente tiver a terceira luz de freio, o motorista que vem atrás tem uma reação mais rápida e pode frear em menos tempo
Desde janeiro deste ano, todos os veículos produzidos no Brasil saem de fábrica equipados com a terceira luz do freio. Trata-se daquela luzinha vermelha disposta na parte superior central do vidro traseiro, conhecida como brake-light. A medida está prevista na Resolução 227/2007 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A obrigação, no entanto, só vale para o fabricante. Os proprietários de carros comprados anteriormente à norma não precisam se preocupar. O Detran não vai multar nenhum motorista por não dispor dessa terceira luz no veículo. O mesmo vale para os carros fabricados antes da vigência da resolução e que ainda não foram vendidos.
Ainda assim, quem se interessar pelo item deve saber que muitas vezes sua instalação é mais simples do que se imagina. Isso porque a luz, antes da resolução do Contran, era opcional para diversos modelos de diferentes montadoras. Significa dizer que instalá-la, em muitos casos, pode ser apenas uma questão de adaptação.
Mas qual a importância do equipamento? A principal vantagem da terceira luz de freio está no fato de que ela permite ao motorista saber antecipadamente que os veículos à frente estão freando, de forma a evitar um eventual engavetamento. “Quando os carros estão em fila, essa luz orienta um terceiro veículo de que o primeiro está parando. Dessa forma, o carro do meio não impede a visibilidade do terceiro”, explica o analista do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil) André Luís Horta. Em um ônibus, por sua altura, ressalta ainda Horta, os benefícios também são significativos.
Resumidamente, pode-se dizer que a terceira luz é mais uma forma de alerta para o motorista que nem sempre presta atenção no carro da frente, muito menos na luz do freio. Até que, de repente acende-se uma luz superior central, bem à frente. A reação do condutor será mais rápida e ele freará em menos tempo. Sem contar que as tradicionais luzes de freio, localizadas abaixo, podem ser ofuscadas por fatores climáticos, como a neblina.
André Luiz Horta lembra, no entanto, que o motorista deve tomar cuidados para não prejudicar a eficácia da terceira luz. O principal deles é não colocar nos vidros do veículo películas demasiadamente escuras que possam impedir a visibilidade da luz vermelha. E, claro, checar sempre se o equipamento está funcionando corretamente ou se precisa de reparos elétricos.

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