segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Direção Defensiva: Salvando Vidas

Quando o motorista assume uma postura defensiva, torna possível a redução do número de acidentes.
Você sabia que 95% dos acidentes de trânsito são evitáveis? Essa informação costuma surpreender a todos, principalmente aqueles que já se envolveram em algum acidente.
Mas os números ainda são alarmantes, apesar das inúmeras campanhas de direção defensiva realizadas pelas iniciativas públicas e privadas, além da criação do novo código de trânsito (que contribuiu para educar o motorista e evitar acidentes).
Muitas vezes uma simples atitude basta para evitar acidentes comuns no transito.
Veja algumas dicas:
- No trânsito lento, seja em avenidas ou mesmo em estradas, o ideal é conduzir o veículo, preservando sempre a visão dos pneus do automóvel da frente (distancia segura).
Nesta situação, é comum muitos motoristas “colarem” na traseira do outro veículo, o que diante da necessidade de uma freada brusca pode provocar uma colisão.
- Mantendo a distancia do veículo da frente, se o trânsito realmente parar (o que é comum em congestionamentos), o motorista defensivo tem também como mudar de faixa de rolamento e seguir seu caminho.
Já aquele que estava com tanta pressa (colado no carro da frente) ficará preso sem ter como sair da situação.
- Em casos de assaltos em congestionamento, tenha certeza: o assaltante sempre irá abordar o motorista que não tiver rota de fuga. Ou seja, aquele que deixar uma distância de segurança não será um alvo tão atrativo para o bandido.
Na chuva, o número de acidentes cresce em volta de 50% devido à falta de aderência e também a visibilidade. Os primeiros pingos da chuva ou a garoa não formam volume de água suficiente para tirar das vias a poeira, o óleo ou os resíduos de borracha que se acumulam com o tráfego, Como resultado, nos primeiros momentos de chuva, a pista fica extremante escorregadia e aumenta consideravelmente o número de acidentes.
Apesar de parecer óbvio, o fato é que nem todos tomam esse cuidado: devemos diminuir a velocidade sempre que está chovendo.
Quando a chuva é mais tensa, os pneus diminuem a aderência à pista, pela formação de uma camada de água entre o pneu e o solo. Este fenômeno é conhecido por aquaplanagem e pode ocorrer, em velocidades acima de 50 km/h, fazendo com que o veículo fique totalmente desgovernado.
Outra situação comum de acidentes (muitas vezes graves) são os que ocorrem à noite. Com medo de se tornarem vítimas da violência, os condutores justificam a infração de passar pelos semáforos vermelhos como uma medida de evitar assaltos.
Precisamos repensar essa atitude, pois estamos fugindo de um problema (o assalto) e gerando outro: a possibilidade de um grave acidente.
Uma recomendação é, visualizar o sinal vermelho à noite, diminuir a velocidade até que o semáforo esteja verde. Quando isso acontecer, esteja a uma velocidade que permita a você controlar o veículo, caso outro automóvel passe pelo cruzamento pelo sinal vermelho, evitando assim uma colisão.
Quando o motorista assume uma postura defensiva, torna possível a redução do número de acidentes ou, pelo menos, alivia suas consequências. E, se pararmos para pensar, mesmo quando a culpa é do outro condutor, dirigir com consciência e responsabilidade traz ganhos para todos, uma vez que evitamos todos os transtornos e, muitas vezes, as tristezas que um acidente traz.
Pense nisso!
Fonte: Maria Salete da Silva é psicóloga, especialista em Segurança de Trânsito pelo Conselho Regional de Psicologia/SP, in CreditONE NEWS - em foco, p.2

Nenhum comentário:

Postar um comentário