quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Semana Nacional de Trânsito é aberta no Hangar

Durante uma semana, mini-cursos, oficinas, teatros, exposições entre outros enfatizarão ações educativas no trânsito
Até a próxima sexta-feira, 25, o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) estará realizando a programação alusiva à Semana Nacional de Trânsito 2009. A programação foi aberta na última sexta-feira (18) no auditório do Hangar – Centro de Convenções da Amazônia. Autoridades, servidores do órgão e especialistas em trânsito convidados prestigiaram a programação. A governadora Ana Júlia Carepa foi representada pelo secretário de segurança adjunto, José Salles.
O diretor-geral do Detran, Alberto Campos, fez um pronunciamento aos presentes, quando então destacou a importância de se realizar ações educativas que visam salvar vidas. Ele ressaltou a necessidade urgente não apenas de punir, mas fazer um trabalho educativo, como o Detran já vem executando, no sentido de prevenir e transformar a conduta de cidadãos em respeito às regras de trânsito e de boa convivência “ O papel da educação é fundamental para a construção deste espaço civilizado de convivência”.
De acordo com o diretor-geral do Detran, para compartilhar um espaço coletivo “é necessário que os indivíduos, através de suas atitudes particulares, transformem este espaço em uma espécie de convivência voltada para um bem comum”.
O secretário José Salles também frisou a importância de serem colocadas em práticas ações que visam reduzir os chamados acidentes de trânsito. Ele apresentou dados estatísticos e ressaltou a importância da escolha do tema Educação – quem é humano entende- feita pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Parabenizou o Detran pelos investimentos nas ações educativas que o órgão vem colocando em prática.
Panorâmica- O médico especialista em Medicina de Tráfego, Fernando Moreira, da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), fez a conferência denominada de Educação no Trânsito: um desafio para todos. Ele deu uma panorâmica dos principais desafios que ainda precisam ser enfrentados com a finalidade de salvar vidas no trânsito. Além da alcoolemia, sistema viário, uso do cinto de segurança no banco de trás – enfim – uma verdadeira mudança cultural – ele elencou uma série de situações que ainda precisam ser enfrentadas para que se busque a redução na morbimortalidade em decorrência dos acidentes de trânsito.
O especialista apresentou, também, vídeos com imagens que chamaram atenção dos presentes, pela demonstração de situações irresponsáveis no trânsito – como por exemplo, condutor que foi flagrado dirigindo embriagado. O especialista apresentou e autografou o seu livro denominado de "A mudança cultural que salva vidas".
O especialista apresentou, também, vídeos com imagens que chamaram atenção dos presentes, pela demonstração de situações irresponsáveis no trânsito – como por exemplo, condutor que foi flagrado dirigindo embriagado. O especialista apresentou e autografou o seu livro denominado de "A mudança cultural que salva vidas".
Mini-cursos e oficinas – A programação da Semana Nacional de Trânsito continua com a realização de mini-cursos e oficinas. Nesta segunda-feira e na terça-feira, acontecem o mini-curso Atualização em Legislação de Trânsito, ministrado pelo consultor da Federação Nacional de Detrans, major Isarel Moura; a oficina A Criança Segura no Trânsito pela especialista em Gestão de Projetos, Alessandra Françoia, coordenadora regional da ONG Criança Segura e o mini curso Contribuições da Psicologia do Trânsito para a Educação, ministrado pela vice-coordenadora do Núcleo de Psicologia no Trânsito da Universidade Federal do Paraná, Alessandra Bianchi. Sab, 19 de setembro de 2009
Texto: Rose Barbosa/ASDECOM
Texto extraído em 24/09/2009 do site: WWW.detran.pa.gov.br

Um comentário:

  1. Olá Rosa!
    Obrigada pela visitinha e elogios!
    Sua postagem vai incentivar mais ainda o nossos alunos a socializarem seus telentos com o mundo!
    E este espaço é muito legal!
    Abraços
    Prof. Rozy

    ResponderExcluir