quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Segurança Mecânica para sua bicicleta

A frente da bicicleta: garfo, roda, caixa de direção, quadro, sistema de freio, avanço, guidão - têm que estar em perfeita condição de uso. A experiência mostra que um acidente causado por falha de qualquer parte, peça ou componente da dianteira da bicicleta costuma ser grave, com sérias conseqüências para o ciclista.
Mantenha sua bicicleta em perfeitas condições, e continue inteiro.
Os problemas que costumam causar acidentes sérios:
 Guidão ou garfo entortou? Troque imediatamente e faça checar o quadro. Vá direto para uma oficina especializada (bicicletaria).
 As marchas não engatam bem? O sistema pode estar desregulado ou a gancheira que suporta o cambio traseiro pode estar desalinhada
 O sistema de transmissão não pode chegar ao limite do desgaste. Na oficina especializada (bicicletaria) há uma ferramenta para medir a corrente
 Nunca utilize a bicicleta caso o seu sistema de freios tenha problemas
 A caixa de direção tem que girar livre, suave e sem barulhos
 A frente da bicicleta não pode vibrar ou apresentar reações estranhas.
 Verifique periodicamente o desgaste do aro na região de contato com as sapatas de freio. Quanto mais côncavo, mais gasto.
 Acostume-se a sentir qualquer diferença no comportamento normal da bicicleta.
 Dúvidas? Cuidado! Pode ser fatal.
Lubrificantes: Há lubrificantes específicos para a bicicleta e corrente, e para cada tipo de uso. (Não use WD 40 ou similares - não são óleos lubrificantes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário