quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Vítimas do trânsito de todo o mundo serão lembradas no próximo domingo, 15

As vítimas de acidentes no trânsito de todo o mundo serão lembradas neste domingo (15) na programação que será realizada pela Federação Estadual de Mototaxistas e Motofrete do Pará (Fedmmopa) em parceria com o Governo do Estado. Mais de mil mototaxistas e condutores de outros tipos de veículos participarão das carreatas que estarão saindo de três pontos específicos: Icoaraci, Marituba e da Praça Pedro Teixeira rumo ao Entroncamento, onde haverá um culto ecumênico. As vítimas serão lembradas, ainda, através das 2 mil cruzes que serão fixadas no local.
Denominada de Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, a celebração acontece em parceria com o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), Polícia Militar do Pará, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. A Companhia de Transporte do Município de Belém (Ctbel), também participará da programação, prevista para iniciar às 08h30.
Este será o quarto ano em que o Detran do Pará participa da programação especial que ocorre no terceiro domingo, para lembrar as vítimas de acidentes de trânsito. Este ano, levando em consideração um índice cada vez maior de motociclistas ou passageiros desse tipo de veículo como as vítimas mais frequentes dos acidentes de trânsito, o Departamento de Trânsito juntou-se à Federação dos Mototaxistas e Motofretes para lembrar das vítimas de todo o mundo que perderam suas vidas ou ficaram com sequelas, bem como os seus familiares – em decorrência dos acidentes de trânsito.
Histórico- O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito foi celebrado pela primeira vez em 1993 no Reino Unido. Desde então, um grande número de países, sob a coordenação de organizações não governamentais, lembra este dia.
O terceiro domingo de novembro como a data oficial para que as vítimas de acidentes de trânsito bem como seus familiares sejam lembrados em todo o mundo, foi oficializada pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que aprovou a Resolução A/60/5, datada de 25 de outubro de 2005. A Organização recomendou aos Estados Membros e à Comunidade Internacional que adotem e reconheçam o terceiro domingo de novembro de cada ano como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trânsito, como uma forma de lembrança e respeito aos familiares dessas vítimas.
Estatísticas- Cerca de 5,8 milhões de pessoas devem morrer em todo o mundo, neste ano, vítimas de traumas causados por situações como acidentes de trânsito e violência. O volume é considerado elevado por especialistas e supera as mortes por Aids, que somam aproximadamente 2 milhões no mundo. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS), através do seu Departamento da Prevenção dos Traumatismos da Violência.
No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, o número de mortes causadas por acidentes de trânsito, trabalho, violência e homicídios chega a 80 mil.
No Pará, os dados mais recentes levantados pelo Detran, mostram que até o mês de agosto, já foram registrados aproximadamente 6 mil acidentes em Belém e cerca de 12.425 mil em todo o Pará. Foram 1.600 feridos no trânsito em Belém e 55 vítimas fatais. No Pará todo, 5.459 pessoas ficaram feridas em acidentes de trânsito e cerca de 657 vítimas fatais.
Dos mais de 23 mil veículos envolvidos em acidentes até agosto deste ano no Pará, 5 mil são do tipo motocicleta.
Abravita- O Brasil já conta com uma entidade que visa reduzir a qantidade de vítimas deixadas pelo trânsito. Criada com o aval total da Organização Mundial da Saúde (OMS), a Aliança Brasileira para Redução das Vítimas no Trânsito (Abravita), foi fundada durante o Fórum Global para discutir os traumas deixados em decorrência dos acidentes. O evento foi realizado mês passado no Rio de Janeiro. A entidade deverá ser constituída pelo maior número possível de entidades privadas e governamentais, com e sem fins lucrativos, tendo como objetivo básico lutar pela diminuição substancial das fatalidades no trânsito brasileiro.
qui, 12 de novembro de 2009 - Texto: Rose Barbosa/Jornalista/Detran-PA
Fonte: WWW.detran.pa.gov.br/noticias - acessado em 12/11/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário