quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A ARTE DE DIRIGIR*

Dirigir é uma arte, mas para dirigirmos com segurança devemos adotar alguns procedimentos básicos que garantirão nossa segurança ao conduzirmos.
Antes de colocarmos o veículo em movimento devemos verificar suas condições de segurança, como freios, pneus, se há combustível suficiente, a situação dos equipamentos obrigatórios e as condições mecânicas do motor.
Após concluirmos esta verificação devemos ajustar os espelhos, o encosto e o assento na posição correta, para que possamos assim ter mobilidade para conduzir este veículo com segurança.
Os braços não devem ficar esticados demais para poder facilitar esta mobilidade, as pernas devem estar levemente flexionadas para não absorver os impactos de um possível choque, o encosto da cabeça deve ficar na altura dos olhos para proteger a medula cervical de forma correta, o cinto de segurança deve ser ajustado de forma a não ficar retorcido no corpo e o condutor deverá posicionar-se no assento em uma posição levemente inclinada, para não prejudicar a coluna e ter um amplo domínio do veículo frente a uma condição adversa.
Depois de realizada esta etapa, temos a necessidade de fazer a verificação do sistema do veículo, ou seja, avaliar as condições de funcionamento do mesmo. E como fazemos isto? É simples, o painel luminoso disponibiliza estas informações, ou seja, caso algum item apresente problema o painel de instrumentos irá nos informar através de seus dispositivos luminosos.
Devemos adotar como regra básica, nunca colocar o veículo em movimento quando esses dispositivos luminosos estiverem acesos na cor vermelha, pois poderá ser insuficiência de óleo no motor, fluído de freio em baixa quantidade ou o freio de estacionamento acionado, para isso é sempre necessário efetuar esta análise preliminar antes de colocar o veículo em movimento. Como fazemos esta análise?
Antes de dar partida, gire a chave num primeiro estágio, momento em que irão acender os dispositivos luminosos. Aguarde a verificação do sistema e perceba que neste momento permanecem acesos os indicadores de luz vermelha que indicam o acionamento da bateria e do freio de estacionamento.
Somente neste estágio que deveremos dar a partida no veículo, sempre em marcha neutra e com o freio de estacionamento acionado.
A partir deste instante ficará aceso apenas o indicador referente ao freio de estacionamento, devemos então avaliar as condições de tráfego, sinalizar nossas intenções, engatar a primeira marcha com o destravamento simultâneo do freio estacionário e quando permitir entrar em circulação de forma segura.
Devemos transitar sempre pela direita, respeitando as regras de circulação, as condições da via, os pedestres, os ciclistas e os demais veículos, sinalizando sempre com antecedência nossas intenções e começando a parar mais cedo frente às situações de perigo do nosso trânsito. (Fabiano dos Santos Goia/PRF*)
Texto retirado do site: http:// www.autoeletrica.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário